IQL - Iniciação à Queda-livre

 
 
A iniciação à queda livre pode ser feita de duas formas diferentes: Por salto tandem;  por primeiro nível de AFF/QLA. 
 
Por salto tandem, é feito à imagem de um salto tandem acrescentando teórica de chão e respectivo trabalho em queda livre (aprendizagem da posição corporal correcta, sinais gestuais para comunicação durante a queda livre, controlo de altitude, práticas de abertura, abrir o paraquedas, controlo do paraquedas e aterragem do paraquedas com apoio do instrutor).
 
No vídeo que se segue podes observar alguns pormenores, como os sinais do instrutor e a resposta da aluna. É a nossa aluna que dá o sinal de saída do avião para o câmara e é ela que decide a saída. Podemos observar várias simulações de abertura do páraquedas e no final da queda livre, a abertura, consulta de altímetro  e voltas para a esquerda e para a direita.
 
No vôo de calote ( páraquedas) a aluna comandou o páraquedas até à aterragem, sendo ajudada pelo instrutor ( os páraquedas tandem possuem dois pares de manobradores, principais e secundários para o instrutor e aluno, respectivamente).
 
 

 
O primeiro nível do melhor método de ensino de paraquedismo, sem compromisso
 
Por primeiro nível de AFF/QLA, é ministrada cerca de sete horas de informação teórica e um salto acompanhado por dois instrutores durante a queda-livre em que efectuas trabalho prático, (posição corporal correcta, resposta a sinais gestuais durante a queda-livre, controlo de altitude, práticas de abertura, abertura do pára-quedas, controlo do pára-quedas e aterragem com apoio, via rádio , pelo instrutor).