FAQs

Perguntas frequentes

 E se o páraquedas não abrir?
 
Esta é a pergunta rainha! A pergunta que toda a gente faz quando se fala em paraquedismo. No entanto este não é um verdadeiro problema dos paraquedistas, pois os saltos são sempre efectuados com dois paraquedas - um principal e outro de reserva.O páraquedas de reserva é fabricado com parâmetros específicos para situações de emergência e são obrigatóriamente dobrados por dobradores licenciados para o feito. Para além disso os paraquedas utilizados em instrução possuem obrigatóriamente um sistema de segurança que torna impossível a chegada ao solo sem um dos paraquedas aberto.
 
As aterragens são muito violentas?
 
As aterragens são suaves. Com os paraquedas que todas as Escolas em Portugal utilizam, as aterragens equivalem a um pequeno salto de uma cadeira. Estes paraquedas são orientáveis, permitem vencer grandes distancias, e só não se aterra suavemente se não se cumprir as instruções dadas nos Cursos.
 
Qualquer pessoa pode saltar?
 
Sim, desde que se encontre fisica e psicologicamente saudável e tenha mais de 16 anos. No entanto, é possível realizar um salto tandem quem possua alguma limitação física, psiquica ou sensorial, desde que não interfira com a segurança no salto. Existem meios para saltos tandem de alunos paraplégicos. Para mais informações, não hesitem em contactar-nos.
 
O paraquedismo é mais perigoso que os outros desportos?
 
Apesar do mito de ser uma actividade muito perigosa, o paraquedismo moderno só se torna perigoso quando o Praticante ignora as regras de segurança. No paraquedismo muito raramente existem acidentes provocados por terceiros ou por falha de material. Na realidade, estatisticamente ( relacionando o numero de saltos com o número de acidentes, o paraquedismo é muito seguro e até bem mais seguro que outras modalidades mais "inocentes".
 
Qual é a sensação de queda-livre?
 
A sensação da queda-livre é mais parecida com voar do que cair! O paraquedista controla a deslocação horizontal em queda livre, podendo girar, voar em frente, para trás, para os lados e até acelerar ou desacelerar a velocidade de queda livre! Mas a melhor maneira de saber é experimentar!
 
É difícil de respirar durante a queda-livre?
 
Não! É facil! Ar não é coisa que falte e o simples abstrair da respiração permite um "vôo" confortável até à abertura do páraquedas
 
O que devo levar vestido?
 
Calçado e roupa desportiva, ou cómoda. Deve-se vestir de acordo com a estação do ano. Durante o curso ou no salto tandem, é fornecido o restante equipamento necessário ao conforto e segurança.Os objectos pessoais como brincos, aneis, pulseiras, máquinas fotográfica, etc. são guardados pela escola durante a actividade. Se usas óculos iremos fornecer-te óculos protectores especiais para que possas usufruir de toda a paisagem, durante o teu salto.
 
Posso comer antes de saltar?
 
À semelhança de qualquer outro desporto,o ideal é estar bem alimentado e hidratado, mas sem grande quantidade de comida no estômago. Se se aproximar a hora da refeição antes do salto, um pequeno snack ajuda a manter o bem estar. A ingestão de alcoól é fortemente desaconselhada.
 
A abertura do paraquedas é violenta?
 
Tanto a concepção como a dobragem do páraquedas são elaboradas de modo a que a abertura seja confortável suave e segura.
 
É possivel comunicar em queda-livre?
 
Apenas por sinais gestuais. A comunicação verbal não é possivel dada a velocidade do vento
 
 

Sobre Cursos

Preguntas frequentes sobre cursos